Bispos sul-africanos convidam a ter ideia clara na hora de votar
Johanesburgo (RV) - "Ao aproximar-se das eleições, os políticos fazem apelos para obterem o nosso voto através da televisão, rádio e outros meios de comunicação. É importante ouvi-los com atenção e ter uma ideia clara sobre a melhor forma de votar", afirma a mensagem da Conferência Episcopal da África do Sul divulgada em vista das eleições gerais que se realizarão em 7 de maio próximo.
Sacralidade da vida e da dignidade de cada ser humano, apoio ao matrimônio e família, responsabilidade social, respeito pelo bem comum, partilha equitativa dos recursos e da riqueza, e solidariedade com os pobres e marginalizados. Esses são alguns critérios indicados pelos bispos sul-africanos aos fiéis no momento de escolherem os candidatos.
A mensagem insiste, sobretudo, na questão dos pobres e marginalizados, convidando "a votar nos partidos cujas políticas estejam autenticamente a serviço de todos, especialmente dos pobres e vulneráveis", e exortando a "rejeitar toda forma de ganância, etnicidade, corrupção e enriquecimento ilícito".
"Queridos irmãos e irmãs, não há melhor maneira de celebrar a nossa liberdade do que participando plenamente das eleições para plasmar a nossa nação", ressaltam os bispos.
Os prelados convidam a rezar todos os dias e nas missas a seguinte fórmula: "Senhor, rezamos para que as próximas eleições possam reforçar a nossa democracia e para que possamos cumprir o nosso dever como cidadãos responsáveis, respeitando os direitos dos outros. Que as nossas escolhas possam dar esperança aos pobres, unir o nosso povo e dar um futuro seguro e pacífico aos nossos filhos. Amém". (MJ)

0 comentários:
Postar um comentário