sábado, 19 de julho de 2014


Cidade do Vaticano (RV) – A situação em Gaza agrava-se com o passar das horas. Na noite de ontem, quinta-feira, 17, Israel iniciou uma ofensiva terrestre. Até agora, o conflito provocou a morte de 271 palestinos e mais de dois mil feridos, a maioria civis. Do lado israelense, dois mortos, um militar e um civil e alguns feridos devido aos foguetes lançados de Gaza. 

Neste contexto, o Papa Francisco, após o forte apelo para se continuar a rezar pela paz na Terra Santa no Angelus do último domingo, telefonou pessoalmente na manhã desta sexta-feira aos Presidentes israelense Shimon Peres e palestino Mahmoud Abbas.

O Papa partilhou com os dois presidentes “as gravíssimas preocupações na atual situação do conflito” que – refere um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé – “envolve de modo particular a Faixa de Gaza e que, num clima de crescente hostilidade, ódio e sofrimento para os dois povos, está provocando numerosas vítimas e dando lugar a uma situação de grave emergência humanitária”.

Como havia feito durante sua recente peregrinação à Terra Santa e por ocasião da invocação pela paz em 8 de junho, nos Jardins Vaticanos, o Papa Francisco “assegurou a sua incessante oração e a de toda a Igreja, em favor da paz na Terra Santa e compartilhou com os seus interlocutores - que considera homens de paz e que querem a paz -, a necessidade de se continuar a rezar e de comprometer-se em fazer sim com que todas as partes interessadas e todos os que têm responsabilidades políticas a nível local e internacional, se empenhem em fazer cessar todas hostilidades, trabalhando em favor de uma trégua, da paz e da reconciliação dos corações”. (JE)

0 comentários:

Postar um comentário